Anúncios
seg. jun 24th, 2019

Inclusiva Acessibilidade

Multiplicando o saber inclusivo!

Barreira atitudinal: mudança de clima ou cultura?

Para a eliminação das barreiras atitudinais precisamos mudar o clima ou a cultura? Tudo começa na educação!

No texto de hoje trago uma breve reflexão sobre o comportamento das pessoas “sem” deficiência para com as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O ponto mais importante aqui será  identificarmos juntos se para acabar com a barreira atitudinal ou comportamental, , precisamos ter uma mudança de clima ou de cultura.

O clima é pontual e vai variar de um ambiente para outro. Talvez você trabalhe em uma empresa que o seu setor é muito  agradável e o setor ao lado nem tanto. Posso afirmar que o clima no seu setor é leve e o do setor ao lado bem pesado. O clima vai depender de muitos fatores e, um deles, é o seu estado de humor no dia e local que frequenta.

Já a cultura, não podemos dizer o mesmo que o clima, pois ela é duradoura, são suas raízes e a forma de viver do local onde você está inserido. Por vezes, repetimos ações que nossos avós faziam há 30 ou 40 anos. Um fato que implica diretamente na cultura é a educação. Somos repetidores de atitudes que acabaram se tornando hábitos.

Por fim, quando falo em barreira atitudinal, estou falando do comportamento humano repleto de preconceito e desconhecimento. A meu ver, tal barreira exige mudança de clima e cultura. Com relação ao clima, basta você perceber a reação das pessoas em um ambiente quando entra um surdo, um cego ou um cadeirante. É claro que nem todos vão ser impactados negativamente, mas a maioria sim. É o tal sentimento de coitadinho.

A cultura, como é algo que transcende gerações, precisa ser trabalhada, principalmente, nas escolas. Dessa forma, as crianças de hoje praticarão a verdadeira inclusão no futuro. Pense nisso! Até o próximo texto.

Forte e fraterno abraço.

João Estevão S. Filho

advogado, professor e palestrante

 

Siga-nos nas Redes Sociais:
error
Anúncios
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou de nosso site? Indique pra seu amigos!

Facebook
Facebook
YOUTUBE
Instagram
%d blogueiros gostam disto: