Curso de Altas Habilidades

Justificativa

O Curso de extensão em Altas Habilidades/ Superdotação fundamenta-se na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008, que estabelece uma nova concepção de educação especial que passa a ser complementar ou suplementar ao ensino ministrado nas salas de aula comuns e na Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015).

Possuir uma alta habilidade ou habilidade acima da média é uma condição que já foi
reconhecida por ampla e densa legislação, entre as necessidades individuais de aprendizagem que exigem receber um tratamento diferenciado e adequado ao nível e ritmo de desenvolvimento, tanto da criança e do adolescente quanto do adulto. Como consequência do reconhecimento, amplamente amparado em bases legais,
também já é consenso a obrigatoriedade de os sistemas de ensino promoverem as condições mínimas para que os estudantes sejam identificados e recebam o atendimento a que têm direito.

Objetivo

Propor uma mudança de postura docente dos profissionais que atuam no ensino regular nas diversas áreas de conhecimento da educação básica, a fim de que possam dialogar e potencializar o Atendimento Educacional Especializado (AEE), para os alunos com potencial para altas Habilidades/Superdotação.

Público alvo

Educadores do ensino regular, do atendimento educacional especializado, familiares de pessoas com potencial para altas habilidades/superdotação e demais interessados em dominar a legislação e os fundamentos da área de estudo (AH/SD) e sua aplicação nas práticas desenvolvidas; e conhecer as diferentes e amplas possibilidades de identificação.

Condições mínimas para a participação

Afinidade com a área; Proatividade; Domínio da Língua Portuguesa escrita e falada; Ensino Superior completo; Conhecimentos básicos de Informática – domínio do Word.

Conteúdo programático

Serão abordados os seguintes tópicos no curso: teoria base de Renzulli e legislações; características dos estudantes com altas habilidades/superdotação; mitos e Realidades sobre a área de Altas Habilidades/Superdotação; dupla excepcionalidade e necessidades educativas/emocionais; interação ensino regular e AEE (portas giratórias): como ocorre a primeira triagem/ indicações;

 as diferenças entre Indicação e Identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação; o papel da família para os alunos com AH/SD e o AEE; tipos de atividades de enriquecimento curricular (tipo I, II, III); o que é uma sala de recurso; espaço privilegiado institucionalizado; perfil do profissional AEE; observação assistida na sala de recurso; plano de Desenvolvimento Individual; trabalho AH/SD com projeto de observação e área de interesse (Elaboração e execução do projeto); conhecendo o NAAH/S; exemplos de atividades já desenvolvidas no Brasil.

Metodologia

O processo de produção do conhecimento nas unidades temáticas será estabelecido pela leitura básica dos textos auxiliares escolhidos, debatidos, comentados coletivamente em busca das possibilidades e limites da pesquisa em Educação, trabalhos em pequenos grupos e escrita de textos e apresentação em seminários.

Carga horária e Certificação

O curso possui 80 horas/aula divididas em presenciais e não presenciais. O certificado é emitido pela Faculdade Novo Milênio (Vila Velha/ES).

Datas e Horários

Consulte o link Agenda no Menu principal do site.

Investimento e outras informações

Os valores são disponibilizados no link Matrículas no Menu principal do site. Para outras informações, entre no link Contato e nos envie uma mensagem.

Deixe uma resposta