Anúncios

Inclusiva Acessibilidade

Multiplicando o saber inclusivo!

Curso de Altas Habilidades

O Curso de Altas Habilidades foi criado  para capacitar os profissionais que atuam no ensino regular nas diversas áreas de conhecimento da educação básica, no que diz respeito aos alunos com potencial para altas Habilidades/Superdotação.    

Justificativa

O Curso de extensão em Altas Habilidades/ Superdotação fundamenta-se na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008, que estabelece uma nova concepção de educação especial que passa a ser complementar ou suplementar ao ensino ministrado nas salas de aula comuns e na Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015).

Possuir uma alta habilidade ou habilidade acima da média é uma condição que já foi
reconhecida por ampla e densa legislação, entre as necessidades individuais de aprendizagem que exigem receber um tratamento diferenciado e adequado ao nível e ritmo de desenvolvimento, tanto da criança e do adolescente quanto do adulto. Como consequência do reconhecimento, amplamente amparado em bases legais,
também já é consenso a obrigatoriedade de os sistemas de ensino promoverem as condições mínimas para que os estudantes sejam identificados e recebam o atendimento a que têm direito.

Objetivo

Propor uma mudança de postura docente dos profissionais que atuam no ensino regular nas diversas áreas de conhecimento da educação básica, a fim de que possam dialogar e potencializar o Atendimento Educacional Especializado (AEE), para os alunos com potencial para altas Habilidades/Superdotação.

Público alvo

Educadores do ensino regular, do atendimento educacional especializado, familiares de pessoas com potencial para altas habilidades/superdotação e demais interessados em dominar a legislação e os fundamentos da área de estudo (AH/SD) e sua aplicação nas práticas desenvolvidas; e conhecer as diferentes e amplas possibilidades de identificação.

Condições mínimas para a participação

Afinidade com a área; Proatividade; Domínio da Língua Portuguesa escrita e falada; Ensino Superior completo; Conhecimentos básicos de Informática – domínio do Word.

Conteúdo programático

Serão abordados os seguintes tópicos no curso: teoria base de Renzulli e legislações; características dos estudantes com altas habilidades/superdotação; mitos e Realidades sobre a área de Altas Habilidades/Superdotação; dupla excepcionalidade e necessidades educativas/emocionais; interação ensino regular e AEE (portas giratórias): como ocorre a primeira triagem/ indicações;

 as diferenças entre Indicação e Identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação; o papel da família para os alunos com AH/SD e o AEE; tipos de atividades de enriquecimento curricular (tipo I, II, III); o que é uma sala de recurso; espaço privilegiado institucionalizado; perfil do profissional AEE; observação assistida na sala de recurso; plano de Desenvolvimento Individual; trabalho AH/SD com projeto de observação e área de interesse (Elaboração e execução do projeto); conhecendo o NAAH/S; exemplos de atividades já desenvolvidas no Brasil.

Metodologia

O processo de produção do conhecimento nas unidades temáticas será estabelecido pela leitura básica dos textos auxiliares escolhidos, debatidos, comentados coletivamente em busca das possibilidades e limites da pesquisa em Educação, trabalhos em pequenos grupos e escrita de textos e apresentação em seminários.

Carga horária e Certificação

O curso possui 80 horas/aula divididas em presenciais e não presenciais. O certificado é emitido pela Faculdade Novo Milênio (Vila Velha/ES).

Datas e Horários

Consulte o link Agenda no Menu principal do site.

Investimento e outras informações

Os valores são disponibilizados no link Matrículas no Menu principal do site. Para outras informações, entre no link Contato e nos envie uma mensagem.

Siga-nos nas Redes Sociais:
error
Anúncios
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou de nosso site? Indique pra seu amigos!

Facebook
Facebook
Instagram
%d blogueiros gostam disto: