Anúncios

Inclusiva Acessibilidade

Multiplicando o saber inclusivo!

Curso de Orientação e Mobilidade

O Curso de Orientação e Mobilidade foi criado para capacitar pessoas cegas ou com baixa visão, seus familiares e profissionais de todas as áreas em habilidades relacionadas ao deslocamento em locais abertos e fechados com segurança e autonomia.

Justificativa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Censo Demográfico realizado em 2010, constatou que mais de 6 milhões de brasileiros são cegos ou possuem baixa visão. Um número muito elevado e que exige do Poder Público e da iniciativa privada ações específicas de inclusão. Atualmente, o termo deficiência visual – refere-se à perda visual que não pode ser corrigida com lentes por prescrição regular. Compreende tanto a cegueira total, ou seja, a perda total da visão nos dois olhos, quanto à visão subnormal/baixa visão, que é a irreversível e acentuada diminuição da acuidade visual que não se consegue corrigir pelos recursos ópticos comuns.

Nesse sentido, a Orientação e Mobilidade – OM tem papel fundamental na vida desses brasileiros que apresentam a deficiência visual. Visto que é através da aplicação adequada de técnicas específicas e a estimulação com os sentidos remanescentes, que será possível adquirir autonomia para desempenhar um papel independente na sociedade.

Objetivo

Capacitar os participantes em habilidades técnicas sobre a orientação e a mobilidade das pessoas com deficiência visual.

Público alvo

Educadores do ensino regular, do atendimento educacional especializado, familiares de pessoas cegas ou com baixa visão e demais interessados.

Condições mínimas para a participação

Ter noção espacial e de lateralidade; Não apresentar impedimentos para realizar caminhadas; Domínio da Língua Portuguesa escrita e falada; Ensino Superior completo; Curso na área de deficiência visual; Conhecimentos básicos de Informática – domínio do Word.

Conteúdo programático

Serão abordados os seguintes tópicos no curso: aplicação das Normas técnicas, Conceito histórico da deficiência visual; Conceito de Orientação e Mobilidade; Noções Básicas de Orientação e Mobilidade; Os pré-requisitos: Área cognitiva; Área psicomotora; Área afetiva; Estimulação dos Sentidos Remanescentes; Domínio sobre a natureza dos Objetos Fixos, Móveis e em Movimento; Pontos de referência, mapa tátil, mapa mental e memória visual; Técnicas de orientação e mobilidade; Guia Vidente; Autoproteção e Bengala Longa em ambiente interno. Considerações finais

Metodologia

As aulas são expositivas e práticas com a utilização de recursos de áudio e vídeo.

Carga horária e Certificação

O curso possui 80 horas/aula, divididas em presenciais e não presenciais. O certificado é emitido pela Faculdade Novo Milênio (Vila Velha/ES).

Datas e horários

Consulte o link “Agenda” no Menu principal do site.

Investimento e outras informações

Os valores são disponibilizados no link Matrículas no Menu principal do site. Para outras informações, entre no link Contato e nos envie uma mensagem.

Siga-nos nas Redes Sociais:
error
Anúncios
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou de nosso site? Indique pra seu amigos!

Facebook
Facebook
Instagram
%d blogueiros gostam disto: